NORMAS
PARA REDAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO PARA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER
DATAS IMPORTANTES:
Data de início das inscrições e
submissão de trabalhos: 22 de abril de 2013.
Data final para submissão de trabalhos:
15 de junho de 2013.
CONDIÇÕES
DE ACEITAÇÃO
·
Serão aceitos apenas resumos expandidos
sobre temas de interesse relacionados com conservação da biodiversidade
nacional.
·
A língua oficial do congresso é o
português, e o texto deverá ser redigido nesta língua.
·
A
data final para submissão dos trabalhos é 15 de junho de 2013.
·
Os trabalhos serão submetidos mediante
inscrição do autor responsável pelo resumo. Cada inscrição dará direito à
publicação de, no máximo, dois trabalhos.
·
Número máximo de autores: 4 (autor
principal + 3 coautores)
·
Se os demais autores de um resumo desejarem participar
das conferências e minicursos (taxa à parte) deverão também se inscrever no
Simpósio, mas com a opção "sem resumo" para não enviar o resumo em
duplicidade.
·
Os autores são responsáveis pelo
conteúdo dos resumos submetidos.
·
Não serão aceitos resumos de Revisão
bibliográfica.
· Pelo menos um dos autores deverá ser
graduado em alguma das áreas afins do evento (medicina veterinária, ciências
biológicas, zootecnia, engenharia de pesca, gestão ambiental, oceanografia, geografia, sociologia, e demais áreas que constituem a
transdisciplinaridade necessária para a prática da Conservação da
Biodiversidade nacional).
·
Todos os trabalhos devem ser submetidos
para apresentação em Pôster.
· As informações referentes ao trabalho
submetido: aprovação, rejeição e situação do pagamento da inscrição serão
disponibilizadas no blog do III Simpósio Cearense de Animais Selvagens e/ou via
correio eletrônico para o responsável pelo resumo.
·
Relato de casos: Casos clínicos
relevantes, que realmente representem alguma contribuição para a comunidade,
serão aceitos para publicação. Para a montagem do trabalho, sugere-se a maior
aproximação possível do padrão estabelecido para a redação de resumo.
INSTRUÇÕES PARA
O PREPARO DO RESUMO
· O resumo deverá ter no mínimo duas e
máximo três páginas (incluindo
referências bibliográficas) redigidas em formato Word for Windows, e enviado após ser salvo como (SALVAR
COMO): documento do Word 97-2003.
·
Configuração da página: tamanho A4, uma
coluna, margens de 2,5cm (superior e inferior) e 3cm (direita e esquerda),
fonte Times New Roman 12 (exceto
título, que deverá ser 14, e na seção resumo, que deverá ser 10), espaçamento
1,5 entre linhas (inclusive nas referências bibliográficas).
·
O texto deverá ser organizado de modo a
incluir: Cabeçalho; Resumo (máximo de 100 palavras); Palavras-chave; Introdução;
Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões e Referências
bibliográficas.
·
Não deve conter no resumo: tabelas, gráficos,
imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados poderão ser colocados no
pôster).
·
O
cabeçalho será centralizado. O TÍTULO
DO TRABALHO em letras maiúsculas (nomenclatura
científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos
Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema
Internacional), utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, com no máximo 20 palavras.
Após uma linha (espaçamento de 1,5
cm), deverão estar os nomes completos dos autores escritos por extenso, com
apenas iniciais maiúsculas (sem abreviações, titulações, inversão de nomes),
separados por ponto e vírgula. Máximo de
quatro autores. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada
instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar a procedência
institucional.
O autor responsável deverá, além da
numeração, ser identificado por um asterisco (*) – o autor responsável pelo
resumo será aquele que o submeteu e assinalou a opção ‘Submissão de Resumos’ na
ficha de inscrição.
Após uma linha (espaçamento de 1,5
cm), deverá estar a procedência institucional (sucinta), identificada pela
numeração sobrescrita aos seus nomes. Deverão ser separados por ponto e
vírgula. Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único
índice. Não indicar grau acadêmico.
Após uma linha (espaçamento de 1,5
cm), deverá ter um asterisco com o correio eletrônico do autor responsável.
·
A seção Resumo deverá ter único parágrafo, com o título de
RESUMO grafado em maiúsculo e negrito, alinhado à esquerda. O texto sem recuo,
com o tamanho da fonte 10, sem espaçamento, não ultrapassando 100
palavras, justificado, iniciando abaixo do título.
·
Palavras-chave: separadas entre si por ponto e vírgula e
finalizadas por ponto final. Mínimo duas e máximo quatro.
·
Introdução, Material e métodos, Resultados
e discussão, Conclusões e Revisão bibliográfica deverão estar em letras
MAIÚSCULAS, negrito e alinhados à esquerda.
Seus respectivos textos deverão começar na linha abaixo dos seus títulos, estar
justificados e com parágrafos com recuo de 1,5 cm (exceto Revisão bibliográfica
que não deverá ter recuo).
·
Na Introdução deverá constar o objetivo do trabalho.
· Citações e Referências bibliográficas:
conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
· Nomenclatura científica deve ser citada
segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área.
Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional
·
Para comodidade dos autores, o “MODELO DE
RESUMO” encontra-se disponível:
ANTES
DE ENVIAR O RESUMO
•
Inscreva-se no evento e assinale a opção de Submissão de resumos;
•
Leia as Normas de Envio de
Resumos e Normas do Pôster;
• Preencha a Ficha de Submissão de Resumos, disponível
na sessão Submissão de Resumos do blog do simpósio;
• Lembre-se: o resumo deve ser enviado uma única
vez – deve seguir as normas e ter
rigorosa revisão gramatical, de responsabilidade dos autores do resumo.
•
Todos os autores devem ter conhecimento das normas,
do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.
COMO
ENVIAR
·
O resumo deverá ser obrigatoriamente
submetido via correio eletrônico para resumosimposio@outlook.com
com o nome do autor inscrito no
congresso como assunto do e-mail.
·
O arquivo deverá ser anexado e estar no
Word for Windows (salvar como: documento do Word 97-2003).
·
No
mesmo e-mail, também deverá ser anexada a Ficha de Submissão de Resumos.
DIVULGAÇÃO E
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
•
Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados
na Sessão de Pôsters durante o evento (dia 01/08/2013)
e serão posteriormente publicados nos Anais do Simpósio de Animais Selvagens do
Ceará.
•
Os trabalhos rejeitados não serão programados
para apresentação nem publicados. Não caberá recurso para os trabalhos
rejeitados.
•
Durante o período da apresentação, pelo menos
um dos autores deverá estar presente na sessão na primeira hora, em que haverá a defesa do trabalho.
•
Após a avaliação, o pôster poderá ser retirado.
•
Durante o evento, no máximo dois pôsteres poderão
ser expostos por uma única pessoa.
•
Para o trabalho aceito e exposto por pelo menos um
dos autores, será emitido um Certificado de apresentação do trabalho, com o
nome de todos os autores conforme escrito no arquivo enviado (na mesma ordem
enviada) – não serão feitas correções.
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