Diretrizes para autores


NORMAS PARA REDAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO PARA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER

DATAS IMPORTANTES:
Data de início das inscrições e submissão de trabalhos: 22 de abril de 2013.
Data final para submissão de trabalhos: 15 de junho de 2013.


CONDIÇÕES DE ACEITAÇÃO
·         Serão aceitos apenas resumos expandidos sobre temas de interesse relacionados com conservação da biodiversidade nacional.
·         A língua oficial do congresso é o português, e o texto deverá ser redigido nesta língua.
·          A data final para submissão dos trabalhos é 15 de junho de 2013.
·         Os trabalhos serão submetidos mediante inscrição do autor responsável pelo resumo. Cada inscrição dará direito à publicação de, no máximo, dois trabalhos
·         Número máximo de autores: 4 (autor principal + 3 coautores)
·         Se os demais autores de um resumo desejarem participar das conferências e minicursos (taxa à parte) deverão também se inscrever no Simpósio, mas com a opção "sem resumo" para não enviar o resumo em duplicidade.
·         Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos resumos submetidos.
·         Não serão aceitos resumos de Revisão bibliográfica.
·    Pelo menos um dos autores deverá ser graduado em alguma das áreas afins do evento (medicina veterinária, ciências biológicas, zootecnia, engenharia de pesca, gestão ambiental, oceanografia, geografia, sociologia, e demais áreas que constituem a transdisciplinaridade necessária para a prática da Conservação da Biodiversidade nacional).
·         Todos os trabalhos devem ser submetidos para apresentação em Pôster.
·    As informações referentes ao trabalho submetido: aprovação, rejeição e situação do pagamento da inscrição serão disponibilizadas no blog do III Simpósio Cearense de Animais Selvagens e/ou via correio eletrônico para o responsável pelo resumo.
·         Relato de casos: Casos clínicos relevantes, que realmente representem alguma contribuição para a comunidade, serão aceitos para publicação. Para a montagem do trabalho, sugere-se a maior aproximação possível do padrão estabelecido para a redação de resumo.


INSTRUÇÕES PARA O PREPARO DO RESUMO
·      O resumo deverá ter no mínimo duas e máximo três páginas (incluindo referências bibliográficas) redigidas em formato Word for Windows, e enviado após ser salvo como (SALVAR COMO): documento do Word 97-2003.
·         Configuração da página: tamanho A4, uma coluna, margens de 2,5cm (superior e inferior) e 3cm (direita e esquerda), fonte Times New Roman 12 (exceto título, que deverá ser 14, e na seção resumo, que deverá ser 10), espaçamento 1,5 entre linhas (inclusive nas referências bibliográficas).
·         O texto deverá ser organizado de modo a incluir: Cabeçalho; Resumo (máximo de 100 palavras); Palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões e Referências bibliográficas.
·         Não deve conter no resumo: tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados poderão ser colocados no pôster).
·         O cabeçalho será centralizado. O TÍTULO DO TRABALHO em letras maiúsculas (nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional), utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, com no máximo 20 palavras.
Após uma linha (espaçamento de 1,5 cm), deverão estar os nomes completos dos autores escritos por extenso, com apenas iniciais maiúsculas (sem abreviações, titulações, inversão de nomes), separados por ponto e vírgula. Máximo de quatro autores. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar a procedência institucional.
O autor responsável deverá, além da numeração, ser identificado por um asterisco (*) – o autor responsável pelo resumo será aquele que o submeteu e assinalou a opção ‘Submissão de Resumos’ na ficha de inscrição.
Após uma linha (espaçamento de 1,5 cm), deverá estar a procedência institucional (sucinta), identificada pela numeração sobrescrita aos seus nomes. Deverão ser separados por ponto e vírgula. Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice. Não indicar grau acadêmico.
Após uma linha (espaçamento de 1,5 cm), deverá ter um asterisco com o correio eletrônico do autor responsável.
·         A seção Resumo deverá ter único parágrafo, com o título de RESUMO grafado em maiúsculo e negrito, alinhado à esquerda. O texto sem recuo, com o tamanho da fonte 10, sem espaçamento, não ultrapassando 100 palavras, justificado, iniciando abaixo do título.
·         Palavras-chave: separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final. Mínimo duas e máximo quatro.
·         Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusões e Revisão bibliográfica deverão estar em letras MAIÚSCULAS, negrito e alinhados à esquerda. Seus respectivos textos deverão começar na linha abaixo dos seus títulos, estar justificados e com parágrafos com recuo de 1,5 cm (exceto Revisão bibliográfica que não deverá ter recuo).
·         Na Introdução deverá constar o objetivo do trabalho.
·    Citações e Referências bibliográficas: conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
·   Nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional
·         Para comodidade dos autores, o “MODELO DE RESUMO” encontra-se disponível:



ANTES DE ENVIAR O RESUMO
         Inscreva-se no evento e assinale a opção de Submissão de resumos;
         Leia as Normas de Envio de Resumos e Normas do Pôster;
    Preencha a Ficha de Submissão de Resumos, disponível na sessão Submissão de Resumos do blog do simpósio;
      Lembre-se: o resumo deve ser enviado uma única vez – deve seguir as normas e ter rigorosa revisão gramatical, de responsabilidade dos autores do resumo.
         Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.


COMO ENVIAR
·         O resumo deverá ser obrigatoriamente submetido via correio eletrônico para resumosimposio@outlook.com com o nome do autor inscrito no congresso como assunto do e-mail.
·         O arquivo deverá ser anexado e estar no Word for Windows (salvar como: documento do Word 97-2003).
·         No mesmo e-mail, também deverá ser anexada a Ficha de Submissão de Resumos.

DIVULGAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
         Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados na Sessão de Pôsters durante o evento (dia            01/08/2013) e serão posteriormente publicados nos Anais do Simpósio de Animais Selvagens do Ceará.
         Os trabalhos rejeitados não serão programados para apresentação nem publicados. Não caberá recurso para os trabalhos rejeitados.
         Durante o período da apresentação, pelo menos um dos autores deverá estar presente na sessão na primeira hora, em que haverá a defesa do trabalho.
         Após a avaliação, o pôster poderá ser retirado.
         Durante o evento, no máximo dois pôsteres poderão ser expostos por uma única pessoa.
         Para o trabalho aceito e exposto por pelo menos um dos autores, será emitido um Certificado de apresentação do trabalho, com o nome de todos os autores conforme escrito no arquivo enviado (na mesma ordem enviada) – não serão feitas correções.

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